Notícias

img
22 de agosto de 2018

No dia 21/08/2018 o diretor da Essencial Assessoria Fábio Haeser ministrou palestra na qual foi abordado o tema “ICMS, EFD/GIAs e Valor Adicionado”. O evento ocorreu na sede do SindiCONTÁBIL do município de Passo Fundo, estando presentes o Secretário de Finanças do Município Sr. Dorlei Maffi; o Delegado Adjunto da 5ª DEFAZ Sr. Rogério Biondo; a Chefe do Núcleo de ICMS do Município Sra. Virginia Berticeli; o Diretor Financeiro do SindiCONTÁBIL Sr. Dalmir do Amaral Ferreira, além de demais servidores do Município de Passo Fundo e profissionais ligado à área contábil. Os participantes elogiaram tanto o tema proposto quanto a apresentação. Em sua avaliação o Delegado Adjunto da 5ª DRE/SEFAZ-RS Sr. Rogério Biondo ponderou que “ o tema abordado no evento é de grande relevância para que a escrituração fiscal fique adequada para a formação do valor adicionado mais correto. O palestrante demonstrou profundo conhecimento do tema proposto ”. A iniciativa para a realização da palestra foi da Prefeitura de Passo Fundo, por meio de sua Secretaria da Fazenda, em parceria com a Essencial Assessoria.

img
08 de agosto de 2018

Nos dias 6 e 7 de agosto, os Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre receberam treinamento e capacitação para uso do software de Gestão do Índice de Participação dos Municípios – GIPM, ministrado pelos assessores Fabio Haeser e Sidnei Lima da Essencial Assessoria Tributária LTDA. O software contribui com o Fisco municipal no gerenciamento e acompanhamento das informações fiscais dos contribuintes, repassadas pelas Receitas Estadual e Federal, gerando inúmeros apontamentos e indícios de vícios no preenchimento das informações acessórias. Com uso da ferramenta os Auditores-Fiscais ganharam maior performance com foco no aumento do Valor Adicionado, principal componente do Índice de Participação do Município no retorno do ICMS.

img
31 de julho de 2018

No dia 30 de julho, a Essencial Assessoria realizou treinamento e capacitação para uso do software de Gestão do Índice de Participação dos Município – GIPM, aos fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento, no município de Panambi/RS. O software possibilita o gerenciamento e acompanhamento das informações fiscais dos contribuintes, colaborando com a atuação do Fisco municipal no aumento da arrecadação do ICMS. A implantação do sistema concede o acompanhamento constante das informações fiscais repassadas pelas Receitas Estadual e Federal. Participaram do treinamento o Secretário da Fazenda e Planejamento, Sr. Sergio Luis Degen; a Supervisora dos Serviços de Tributação, Sra. Ana Cleia Maccangnan; as Fiscais Anne Kersting, Luciane K. Cadore e Marcia Dessbesell. Por parte da empresa Essencial Assessoria Tributária participaram os assessores Fabio Haeser e Alexander Gil Monteiro.

img
17 de janeiro de 2018

Aconteceu em Canoas, no dia 7 de dezembro, o I Seminário de Tributação Municipal de Canoas. O evento contou com a participação do diretor da Essencial Assessoria Fabio Haeser, que ministrou uma palestra sobre valor adicionado. A pauta do seminário foi voltada para as alterações legislativas, utilização de procedimentos para cobrança de dívida ativa e cálculo do valor adicionado do ICMS. A programação do encontro, com o tema "A pujança da fiscalização para transformar a arrecadação municipal", tem em sua razão a atual crise financeira que compromete significativamente os repasses constitucionais. Em linhas gerais, o seminário buscou discutir e pluralizar meios de reverter o atual quadro de falta de recursos, melhorando os serviços e programas realizados nas comunidades, ampliando a fiscalização tributária com maior efetividade.Voltado para funcionários públicos, como fiscais, técnicos e gestores de Canoas e outras cidades, o encontro visou aprofundar os estudos em legislação e técnicas tributárias.

img
16 de novembro de 2017

No dia 27 de Outubro, o Consultor Municipal com apoio da Essencial Assessoria  realizou em Campo Bom o primeiro Seminário sobre os Procedimentos Fiscais para Arrecadação do ISS dos serviços de Leasing, cartão de crédito/débito e plano de saúde. Os debates foram propostos por Johnny Bertoletti Racic, José Carlos Amaro e Roberto Tauil,  tendo como mediador o diretor da Essencial Marcelito Machado. Por se tratar de assuntos polêmicos, foram propostos debates após a exposição de cada palestra, com o propósito de ouvir a opinião dos presentes, pois não existe um alinhamento sólido acerca de quais procedimentos irão pautar os municípios quando da tributação dos referidos serviços. O evento foi um sucesso e contou com a participação de mais de 130 servidores municipais dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

img
25 de setembro de 2017

A 1ª edição do Seminário de Educação Fiscal foi realizada na terça-feira (12), na UCS Canela – Campus Universitário da Região das Hortênsias, sendo uma realização da Prefeitura de Canela, através da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Receita Estadual. O evento reuniu contabilistas, funcionários de escritórios de contabilidade, educadores e representantes do Poder Público, mobilizando profissionais de 14 municípios: Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Picada Café, Porto Alegre, Torres, Parobé, Taquara, Campo Bom, Pareci Novo, Fontoura Xavier, Farroupilha e Esteio. O seminário contou com a participação de membros do Grupo de Educação Fiscal (Gefe/RS), órgão que está vinculado a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os painelistas do evento foram os auditores-fiscais da Receita Estadual Randal Guimarães (coordenador do Gefe/RS), Tiago Luis Silva Santos (10ª Delegacia de Taquara) e Janete Scherer que representou a Secretaria Estadual de Educação. MUDANÇA CULTURAL Na ocasião, foram tratados temas relacionados a valores como solidariedade, ética, comprometimento e cidadania, buscando fortalecer uma mudança de cultura no sentido de regatar bons comportamentos como respeito ao próximo e aos bens públicos. “O Estado somos todos nós e devemos pensar e agir coletivamente, fazendo o que é certo, fiscalizando e dando exemplo para as próximas gerações. Temos que acabar com a cultura de se levar vantagem em tudo”, destacou Randal Guimarães. “Precisamos cobrar nota fiscal sempre e exigir o retorno do Poder Público através da prestação de serviços. Contamos com todos vocês para serem multiplicadores desta filosofia”, disse Tiago Santos. PROFISSIONAIS DA ÁREA Os contabilistas e funcionários de escritórios de contabilidade tiveram atividades técnicas diferenciadas, visando a atualização de procedimentos e sistemas utilizados na área. Os treinamentos foram realizados pelos consultores Renan Pigato, da empresa Systen Processamentos e por Sidnei Lima e Fábio Haeser, da empresa Essencial Assessoria.

Copyright © 2023 Essencial Assessoria