Clientes

Com uma extensa carta de clientes, a Essencial Assessoria atende empreendimentos públicos e privados em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Sua equipe se divide entre assessorar clientes na área contábil e fiscal e prestar consultoria para municípios de todo o estado, por meio da implantação e supervisão técnica constante de seu sistema Gestão do Índice de Participação do Município (GIPM).

Cases

  • Gramado conquista fiscalização tributária mais ágil e eficiente

    A Prefeitura de Gramado já tinha como demanda implantar um sistema que facilitasse a fiscalização tributária municipal, voltado a importação de arquivos de cartões de crédito e débito, em 2014, quando conheceu o sistema de Gestão do Índice de Participação do Município (GIPM). Características como telas simplificadas, importações de informações dos cartões de crédito e débito, cruzamento com o faturamento declarado e criação de parâmetros de auditorias e inconsistência, motivaram a escolha pelo software desenvolvido pela Essencial Assessoria.

    O GIPM foi implantado em um curto intervalo de tempo, e já começou a ser utilizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, que notou melhorias imediatas, como maior velocidade na coleta de informações, no apontamento de inconsistência, no levantamento de índices e na geração do cálculo do retorno do ICMS por contribuinte. Segundo o Secretário adjunto da Fazenda, Maurício Selau, a Prefeitura está satisfeita com o sistema e com a consultoria prestada pela Essencial para uso do software. “O sistema e a assessoria prestada pela Essencial são muito bons. Graças ao GIPM somos capazes de gerar índices e indicadores de inconsistência, através do cruzamento de informações”, afirma.

  • GIPM proporciona fiscalização mais ágil e segura para Secretaria de Finanças de Osório

    A grande demanda de trabalho e o amplo volume de informações a serem gerenciadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Finanças de Osório motivou a busca por uma ferramenta que simplificasse o serviço, tornando-o mais ágil. A procura acabou em 2014, quando a Prefeitura foi apresentada ao sistema de Gestão do Índice de Participação do Município (GIPM), da Essencial Assessoria. Segundo Claiton Guatimosim, Inspetor Tributário na Central de Fiscalização Tributária, da Secretaria de Finanças a escolha foi facilitada diante da constatação da praticidade da utilização do GIPM nas atividades de fiscalização.

    Claiton conta que após implantação e treinamento, para uso do sistema, rápidos e práticos, a fiscalização obteve maior agilidade e segurança na abordagem das empresas e contadores, devido a melhora de visualização de inconsistências e identificação de erros nos processos. “Com o GIPM conseguimos mais clareza nas informações, possibilitando a identificação rápida das possíveis irregularidades nas GIAS. Com isso podemos oferecer suporte na orientação às empresas e contadores, e consequentemente o aumento no Valor Adicionado Fiscal do município”, destaca.

    Após algum tempo utilizando o sistema Gestão do Índice de Participação do Município não houveram arrependimentos pela implantação do software por parte da Secretaria de Finanças, bem ao contrário, a satisfação é plena. O Inspetor Tributário afirma que a avaliação tanto do sofware quanto do serviço de consultoria oferecido pela Essencial Assessoria é considerada ótima.

  • Gravataí obtém melhor retorno do ICMS utilizando GIPM

    A recessão financeira pela qual o país vem passando e algumas mudanças ocorridas no setor de Fiscalização Tributária fez com que sua equipe percebesse que a Secretaria da Fazenda de Gravataí precisava muito de uma consultoria especializada. Foi com essa motivação que em agosto de 2015 a Prefeitura contratou o sistema de Gestão do Índice de Participação do Município (GIPM), da Essencial Assessoria.

    Segundo Marizana Freitas, fiscal tributária da Fazenda Municipal, a implantação do software foi bem tranquila e seu funcionamento tem facilitado muito no dia-a-dia do setor, realizando crítica nos Códigos Fiscais de Operações e Prestação com as inconsistências. "O GIPM é um sistema muito bom, com ele conseguimos abranger muitas empresas e obter um bom retorno do ICMS", afirma.

    Ela conta, que a Prefeitura Municipal de Gravataí já conhecia o trabalho de Fábio Haeser, diretor da Essencial Assessoria. Complementa, ainda, elogiando a equipe de profissionais da empresa. "Os consultores da Essencial são nota dez, verdadeiros parceiros, muito prestativos. Eles estão sempre atualizados na legislação, oferecendo um trabalho de qualidade, além de possuir uma excelente didática na exposição dos assuntos ligados ao ICMS", ressalta.

  • GIPM melhora arrecadação de Cachoeirinha

    A expressiva queda de Valor Adicionado Fiscal (VAF) identificada pela Secretaria da Fazenda de Cachoeirinha motivou a Prefeitura a buscar por uma ferramenta que auxiliasse na identificação de empresas, com inconsistências e erros nas informações fornecidas. A Fazenda chegou a utilizar o sistema AIM, fornecido pela SEFAZ - RS, porém a ferramenta fornece informações, mas não críticas, por isso foi insuficiente para satisfazer as necessidades do setor.

    Segundo Fábio Carneiro, Fiscal Fazendário no Setor de Fiscalização do ISSQN e ICMS do município, a busca por uma ferramenta ideal acabou quando a Prefeitura foi apresentada ao sistema de Gestão do Índice de Participação do Município (GIPM), da Essencial Assessoria. “A escolha foi motivada pela performance do sistema, que possibilita a análise e cruzamento de diversas informações, o que promove uma real gestão do IPM, VAF e ICMS Municipal”, explica.

    A Secretaria da Fazenda iniciou o uso da ferramenta em janeiro de 2016, após três meses de consultorias prestadas pela equipe da Essencial Assessoria. Fábio conta que após a implantação do sistema, formou-se uma equipe exclusiva para a gestão contínua do Índice de Participação do Município (IPM).

    O Fiscal Fazendário afirma que o sistema de Gestão do Índice de Participação do Município é uma ótima ferramenta que beneficiou a arrecadação de Cachoeirinha. “Apesar da crise econômica em que o País se encontra e da saída de uma grande empresa da cidade, o GIPM nos possibilitou a recuperação de um montante expressivo, através de recursos de arrecadação”, ressalta. Ele completa elogiando os consultores da empresa. “A equipe da Essencial Assessoria é altamente qualificada e atenciosa e oferece um suporte muito bom”, diz.

  • Novo Hamburgo aprimora fiscalização tributária com uso do GIPM

    Sabendo da importância da formação do Índice de Participação para o crescimento do município, a equipe da Secretaria da Fazenda de Novo Hamburgo percebeu a necessidade de melhorar seus procedimentos de fiscalização. A percepção promoveu o início da busca por uma ferramenta que trouxesse melhores resultados da fiscalização, tornando seus processos mais ágeis, fáceis e eficazes.

    A implantação do sistema padrão AIM da SEFAZ – RS não satisfez totalmente as necessidades da Secretaria, pois não fornecia todas as informações que necessitavam para o trabalho, então a procura continuou. A busca teve fim em 2014, quando a equipe foi apresentava ao software Gestão do Índice de Participação do Município (GIPM), da Essencial Assessoria, desenvolvido com a mais moderna tecnologia para auxiliar as administrações públicas na formação da receita municipal.

    Segundo Carmen Feiten, agente tributária municipal, do setor de ICMS da Secretaria da Fazenda de Novo Hamburgo, o processo de implantação foi rápido e prático, e contou com excelente suporte por parte da equipe da Essencial Assessoria. Ela conta que o sistema é prático no manuseio de dados, fornecendo consultas rápidas, atualizadas mensalmente, ao mesmo tempo que os dados fornecidos pela SEFAZ.

    A agente tributária complementa afirmando que a utilização do GIPM trouxe maior eficácia na análise das informações das GIAS mensais de ICMS, além de disponibilizar inúmeros relatórios e demonstrativos e várias informações importantes referente ao Simples Nacional. “O software Gestão do Índice de Participação do Município é uma ótima ferramenta de trabalho tanto para o setor de ICMS das prefeituras como para o ISSQN”, ressalta. Carmem ainda fala da equipe da Assessoria Essencial. “A equipe é perfeita, com pessoas capazes, disponíveis e eficientes tanto na assessoria tributária como no suporte do programa”, elogia.

Copyright © 2021 Essencial Assessoria