Contadores de Cachoeirinha esclarecem dúvidas sobre ICMS, GIA e Valor Adicionado

30 de novembro de 2016

Cerca de 50 profissionais da área contábil participaram de evento gratuito realizado pela Secretaria da Fazenda na Câmara Municipal

 

Com um público de cerca de 50 pessoas, a palestra “ICMS, GIA e Valor Adicionado”, realizada na tarde da última quarta-feira, 24 de novembro, na Câmara Municipal de Cachoeirinha, teve mais uma edição de sucesso. A iniciativa da Prefeitura de Cachoeirinha, por meio de sua Secretaria da Fazenda, em parceria com a Essencial Assessoria, tinha como público-alvo os profissionais da área contábil que atuam no município.

Representando a Prefeitura da ocasião, o secretário Municipal da Fazenda, Alex Sandro Branco, destacou que os profissionais presentes são vistos como colaboradores e parceiros da administração pública por meio de seu trabalho. Por isso a Prefeitura considera tão importante o esclarecimento de dúvidas referentes a processos contábeis como o preenchimento das GIAs do ICMS, e faz questão de promover palestras com a parceria da Essencial Assessoria, que possui expertise no assunto.

Para finalizar sua fala, Branco mostrou a evolução do índice de retorno do ICMS para Cachoeirinha, que, apesar da perda que sofreu neste ano, com a redução das atividades de um dos principais contribuintes do município, obteve um excelente desempenho. O secretário apontou que o trabalho realizado em 2015 reverteu para Cachoeirinha R$ 77.333.759,35 de Valor Adicionado, e esta reversão gerou em 2017 um acréscimo de R$ 2.320.012, 78 no repasse de ICMS para a cidade.

 

A palestra

A palestra ficou por conta dos consultores atuantes em diversos municípios no assessoramento de questões tributárias, transferências e projetos governamentais, e diretores da empresa Essencial Assessoria, Fabio Haeser e Sidnei Lima. A apresentação contou com demonstrações do correto preenchimento das GIAs, destacando pontos importantes, como a influência das alterações do sistema da GIA, a busca por alternativas que otimizem o valor adicionado, valor adicionado negativo, informação de estoque, entre outros. Os palestrantes tiveram sua exposição enriquecida por perguntas dos participantes, que aproveitaram o momento para esclarecer todas suas dúvidas.

 

Tema pertinente e contemporâneo

Participando do evento pela Pefiscal Assessoria Contábil, Ana Priscila Blehn, elogiou o apoio da Prefeitura em fazer palestras para esclarecer as dúvidas. ”Achei a palestra muito interessante, pois muitas vezes trabalhamos sem toda informação e da maneira que os palestrantes expõem o assunto, fica claro, condizente com a prática, se encaixando perfeitamente em nosso dia-a-dia”, afirmou. Rafael Dann, da Technopack, concordou que o tema foi bastante pertinente para o trabalho realizado por profissionais contábeis, e elogiou a palestra. “A Apresentação foi muito boa, pois tem pequenos detalhes que não notamos no dia-a-dia, mas que influenciam para uma melhor arrecadação do município”, salientou.

Acompanhada das colegas da ADDM Contabilidade, Stefanie Pereira e Charline Scheffer, Nice Mary Gomes também apontou a relevância do tema abordado, destacando sua contemporaneidade. “Os palestrantes estão falando bem sobre o que estamos trabalhando no momento. Esse tipo de evento é importante pois vai de encontro com a necessidade da Prefeitura e nós, profissionais, conciliarmos o trabalho para um melhor resultado”, explica.

Copyright © 2023 Essencial Assessoria