Contadores de Gravataí discutem sobre ICMS, GIA e Valor Adicionado

21 de outubro de 2016

Palestra sobre o tema esclareceu dúvidas dos profissionais da área contábil na última quarta-feira

 

Com um público de cerca de 70 pessoas, a palestra “ICMS, GIA e Valor Adicionado”, realizada na última quarta-feira, dia 28 de setembro, no Sindilojas Gravataí, foi bastante proveitosa conforme seus participantes. A iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por meio de sua Secretaria da Fazenda, com apoio de Essencial Assessoria e Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, tinha como público-alvo os profissionais da área contábil que atuam no município. 
O evento foi aberto pelo secretário municipal da Fazenda, Davi Keller, que enalteceu a relevância da discussão do tema, para manter os profissionais contábeis atualizados, considerando que 75% do ICMS do município é composto pelo Valor Adicionado. Em seguida Keller mostrou a evolução do índice de retorno do ICMS para Gravataí nos últimos anos, salientando a importância da GM para o crescimento da economia da cidade. O secretário finalizou acrescentando que com o trabalho que foi realizado em 2015 o Município reverteu R$ 290.754.396,06 de Valor Adicionado, e esta reversão gerou um acréscimo de cerca de R$ 7 milhões no repasse de ICMS ao município de Gravataí.

A palestra
A palestra ficou por conta dos consultores atuantes em diversos municípios no assessoramento de questões tributárias, transferências e projetos governamentais, e diretores da empresa Essencial Assessoria, Fabio Haeser e Sidnei Lima. A apresentação contou com demonstrações do correto preenchimento das GIAs, destacando pontos importantes, como a influência das alterações do sistema da GIA, a busca por alternativas que otimizem o valor adicionado, valor adicionado negativo, informação de estoque, entre outros. Os palestrantes tiveram sua exposição enriquecida por perguntas dos participantes, que aproveitaram o momento para esclarecer todas suas dúvidas.

Tema pertinente
Satisfeita com a apresentação, Camila Furquim, do setor financeiro da Loja Lebes, afirmou que o tema da palestra é bastante pertinente, pois faz parte do dia-a-dia dos profissionais contábeis e elogiou os palestrantes. “Eles são muito didáticos, realizam a apresentação de maneira que conseguimos compreender tudo com clareza”, destacou. O contador Eduardo Pedro Persch, da Contab Assessoria Administrativa, achou o assunto pertinente e aproveitou para questionar os palestrantes solucionando algumas dificuldades que tinha. “O contexto é interessante e os palestrantes descontraídos, o que encoraja esclarecer nossas dúvidas”, declarou.
 

Foto por: Kenia Ferraz

Copyright © 2023 Essencial Assessoria