Prefeitura de Uruguaiana esclarece ICMS, GIA e Valor Adicionado

21 de outubro de 2016

Evento realizado em parceria com Essencial Assessoria contou com a participação de profissionais da área contábil que atuam no município

 

Cerca de 35 profissionais da área contábil que atuam em Uruguaiana participaram da palestra: “ICMS, GIA e Valor Adicionado”, realizada na manhã de 30 de setembro, no Salão Nobre da Prefeitura. A iniciativa da Secretaria da Fazenda, em parceria com a Essencial Assessoria tinha como objetivo esclarecer dúvidas no que se referem ao correto preenchimento da Guia de Informação e Apuração (GIA) do ICMS e suas influências na formação do valor adicionado.

A palestra contou com demonstrações do correto preenchimento das GIAs, destacando pontos importantes, como a influência das alterações do sistema da GIA, a busca por alternativas que otimizem o valor adicionado, valor adicionado negativo, informação de estoque, entre outros. Os consultores atuantes em diversos municípios no assessoramento de questões tributárias, transferências e projetos governamentais, e diretores da empresa Essencial Assessoria, Fabio Haeser e Sidnei Lima forma responsáveis pela apresentação. Os palestrantes tiveram a colaboração dos participantes em sua exposição, que aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas sobre o tema discutido.

 

Conscientização para correto preenchimento

Auxiliar contábil, na Status Serviços Contábeis, Deborah dos Passos disse ter apreciado o evento, principalmente a escolha do tema da apresentação, que considera tão importante na área tributária. “A palestra foi ótima, um tema tão complexo como esse merece uma atenção especial. Aprendemos a preencher corretamente as informações, e sanamos dúvidas que ainda estavam dificultando o bom desenvolvimento do trabalho”, salientou.

Já o técnico bancário, da Caixa Econômica Federal, Dinilson Pires, destacou a competência e conhecimento do assunto por parte dos palestrantes e a importância de se aperfeiçoar o correto preenchimento da GIA. “A palestra foi muito interessante e os palestrantes muito competentes, dominavam o assunto. Gostei de ver que está sendo feito um trabalho de conscientização para correto preenchimento, e o impacto que o mesmo traz para sociedade. Me impressionou o montante que o município deixa de ganhar e de redirecionar em prol de sua população, pelo simples fato de lançamentos errados por pessoas não capacitadas” afirmou

Copyright © 2023 Essencial Assessoria