I Encontro Tributário de Sapucaia discute ICMS, GIA e Valor Adicionado

21 de outubro de 2016

Primeira edição do evento serviu para esclarecer dúvidas de empreendedores e profissionais da área contábil

 

A Prefeitura de Sapucaia do Sul contou com excelente público na primeira edição de seu Encontro Tributário Municipal, realizado na tarde de 22 de setembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. A iniciativa, da Secretaria Municipal da Fazenda, por meio de sua Diretoria de Arrecadação e Administração Tributária, teve apoio da Essencial Assessoria. O evento recebeu mais de 80 empreendedores e profissionais da área contábil, que tiveram oportunidade de esclarecer suas dúvidas referentes ao correto preenchimento da Guia de Informação e Apuração (GIA) do ICMS e suas influências na formação do valor adicionado.
O evento contou com abertura do Diretor de Arrecadação e Administração Tributária de Sapucaia, Marlon Crivellaro, que falou um pouco sobre a arrecadação tributária do município e da importância do ICMS neste processo.

A palestra
A palestra foi ministrada pelos consultores atuantes em diversos municípios no assessoramento de questões tributárias, transferências e projetos governamentais, e diretores da empresa Essencial Assessoria, Fabio Haeser e Sidnei Lima. Os palestrantes realizaram demonstrações do correto preenchimento das GIAs, destacando pontos importantes, como a influência das alterações do sistema da GIA, a busca por alternativas que otimizem o valor adicionado, valor adicionado negativo, informação de estoque, entre outros. A apresentação contou com a participação ativa de seu público, que aproveitou o momento para esclarecer todas suas dúvidas, fazendo perguntas sobre o assunto discutido.

Qualificação em equipe
O evento uniu equipes inteiras de alguns escritórios de contabilidade local, como A MC Contabilidade, que contou com sua contadora Márcia Cardozo e as funcionárias do Departamento Fiscal, Sandra Goulart e Carol Cardoso participando da palestra. A equipe elogiou a iniciativa, afirmando achar o tema pertinente para aplicação na rotina do escritório, auxiliando principalmente nas questões de retrabalho das Declarações mensais. “Agradecemos o empenho dos palestrantes em elaborar assuntos que vem aprimorar o relacionamento do Município, contribuinte e contadores. Esperamos que mais encontros semelhantes seja realizados”, declarou Márcia.

 

Foto por: Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul

Copyright © 2023 Essencial Assessoria